Waldomiro de Deus Souza (Itagibá BA 1944). Pintor e desenhista. De origem humilde, leva uma vida itinerante pelo sertão baiano e norte de Minas Gerais, até vir para São Paulo em 1959, quando trabalha como engraxate. Começa a pintar em 1961, utilizando guache e cartolina encontrados na casa de um antiquário, onde trabalha como jardineiro. Acusado de negligência, perde o emprego e leva seus trabalhos para exposição no Viaduto do Chá - acaba vendendo dois deles para um americano no primeiro dia. Em 1962, o decorador Terry Della Stuffa fornece-lhe material e um lugar para pintar e, em 1966, faz a sua primeira exposição individual na Fundação Armando Álvares Penteado, Faap. No auge do movimento hippie, desfila de mini-saia pela Rua Augusta. Pinta temas religiosos ligados ao céu e ao inferno, criando imagens polêmicas, como Nossa Senhora de mini-saia, cinta-ligas e botas e Jesus de bermudas. Por causa disso é raptado por um grupo de jovens armados da organização TFP (Tradição Família e Propriedade), porém convence os rapazes a soltá-lo. Expõe em vários países como a Inglaterra, Itália, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos. Em 1972, volta a viver em Osasco. Viaja a Goiânia GO, em 1977, e lá monta uma casa. Vive de sua arte desde a década de 60, pintando o cotidiano e o folclore de sua terra natal: festas populares, histórias sobre mula-sem-cabeça e lobisomens, bem como imagens escatológicas e eróticas. As figuras humanas são sempre mulatos, nunca brancos ou negros. Em todas as telas há a presença de três cachorrinhos. É considerado o maior primitivista brasileiro ao lado de José Antônio da Silva e Djanira. É reconhecido internacionalmente como um dos mais criativos pintores naifs. Em 1983, é premiado com a Awarding the Statue of Victory pelo Centro Studi e Ricerche Delle Nazioni, na Itália.
WALDOMIRO de Deus. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8628/waldomiro-de-deus>. Acesso em: 01 de Fev. 2021. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7
Waldomiro de Freitas Sant'Anna (Itápolis, São Paulo, 1952). Pintor e professor. Estuda na Escola de Belas Artes de São Paulo e na Escola de Artes Plásticas da Associação de Ensino de Ribeirão Preto, com Bassano Vaccarini e Pedro Manoel Gismondi. De 1977 a 1981, leciona desenho e pintura para os cursos de educação artística e arquitetura da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná. É um dos fundadores da Vila dos Artistas de Osasco, em São Paulo.
WALDOMIRO Sant'Anna. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10053/waldomiro-santanna>. Acesso em: 26 de Jan. 2021. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7
WALTER LEWY (NASCEU EM: 1905, BAD OLDESLOE, ALEMANHA – FALECEU EM: 1995, SÃO PAULO, SP) PINTOR, ILUSTRADOR, PAISAGISTA E PUBLICITÁRIO. ESTUDOU NA ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS DE DORTMUND, ALEMANHA, E SE FILIOU AO REALISMO MÁGICO, PARTICIPANDO DE EXPOSIÇÕES EM VÁRIAS CIDADES ALEMÃS. COM A CRISE DE 1929, PERDEU SEU EMPREGO COMO DESENHISTA E COMEÇOU A ILUSTRAR ANEDOTAS PARA JORNAIS. SUA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL EM 1932 FOI FECHADA DEVIDO À PROIBIÇÃO DE JUDEUS NAS ARTES NA ALEMANHA NAZISTA. EM 1938, IMIGROU PARA O BRASIL, ONDE RETOMOU A PINTURA E TRABALHOU COMO ILUSTRADOR E PUBLICITÁRIO. FEZ ILUSTRAÇÕES PARA OBRAS DE BERTRAND RUSSELL, MACHADO DE ASSIS E ARNOLD TOYNBEE.
Waltercio Caldas Júnior (Rio de Janeiro RJ 1946). Escultor, desenhista, artista gráfico, cenógrafo. Estuda pintura com Ivan Serpa (1923-1973), em 1964, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Entre 1969 e 1975, realiza desenhos, objetos e fotografias de caráter conceitual. Na década de 1970, leciona no Instituto Villa-Lobos, no Rio de Janeiro; é co-editor da revista Malasartes; integra a comissão de Planejamento Cultural do MAM/RJ; participa da publicação A Parte do Fogo e publica com Carlos Zilio (1944), Ronaldo Brito (1949) e José Resende (1945) o artigo O Boom, o Pós-Boom, o Dis-Boom, no jornal Opinião. Em 1979, sua produção é analisada no livro Aparelhos, com ensaio de Ronaldo Brito, e, em 1982, no Manual da Ciência Popular, publicado na série Arte Brasileira Contemporânea, pela Funarte. Em 1986, o vídeo Apaga-te Sésamo, de Miguel Rio Branco (1946), enfoca a sua produção. Recebe, em 1993, o Prêmio Mário Pedrosa, da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), por mostra individual realizada no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro. Em 1996, lança a obra O Livro Velázquez e realiza a mostra individual Anotações 1969/1996, no Paço Imperial, Rio de Janeiro, apresentando pela primeira vez seus cadernos de estudos.
WALTERCIO Caldas. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10633/waltercio-caldas>. Acesso em: 12 de Fev. 2021. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7
No momento, não possuímos obras deste artista. Caso você possua e tenha vontade de vender, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em comercializa-la!
Wega Nery Gomes Pinto (Corumbá MT 1912 - Guarujá SP 2007). Pintora, desenhista, poeta e professora. Nos anos 1930, publica poemas na revista O Malho (Parnaso Feminino), como "Vera Nunes". De 1946 a 1949, estuda desenho e pintura na Escola de Belas Artes, em São Paulo. Na década de 1950, tem aulas com Joaquim da Rocha Ferreira (1900-1965) e Yoshiya Takaoka (1909-1978), com quem participa do Grupo Guanabara (1950-1959). Em 1953, freqüenta o Atelier-Abstração, de Samson Flexor (1907-1971), e produz as primeiras pinturas abstratas, de tendência geométrica. Em 1955, expõe desenhos no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Participa de várias edições da Bienal Internacional de São Paulo, é premiada como melhor desenhista nacional em 1957 e recebe sala especial em 1963, 1973 e 1989. Ainda em 1963, leciona desenho e pintura na Sociedade Cívica Feminina de Santos, São Paulo. Na mesma década, cria as primeiras "paisagens imaginárias", que pintará até fins de 1980. Expõe obras em diversos Panorama da Arte Atual Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), a partir do primeiro, em 1969. Em 1975, o crítico de arte Geraldo Ferraz (1905-1979), companheiro da pintora, lança Wega Liberta em Arte: 1954-1974. Em 1993, a Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pesp) realiza uma individual da artista e, no ano seguinte, uma retrospectiva é mostrada no Centro Cultural São Paulo (CCSP).
WEGA Nery. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8559/wega-nery>. Acesso em: 18 de Jan. 2021. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7
No momento, não possuímos obras deste artista. Caso você possua e tenha vontade de vender, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em comercializa-la!
Weimar Marchesi de Amorim nasceu em 1945 na cidade de Ribeirão Preto (SP)
2010 – 2020 Realiza acompanhamento artístico com o historiador e curador Josué Mattos, como integrante do Grupo Latitude 22 de 2010 até 2015 em reuniões presenciais no Ateliê da Praça em Ribeirão Preto (SP) e em atendimento particular presencial e online até hoje
1989 Participa do Curso de Gravura com o artista Marcelo Grassman, na UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto (SP)
1988 Começa a frequentar o Atelier Livre de Gravura, coordenado pelo artista Geraldo Lara, na UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto (SP)
1988 Participa de curso de água tinta, com a gravadora Arriete Chaim, na UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto (SP)
1986 Participa do 1º Curso de Desenho de Nu com modelo vivo, ministrado pelo pintor e escultor José Antonio Van Acker, na sede do Atelier Albatroz, Ribeirão Preto (SP)
1985 Participa do ateliê comunitário Albatroz, com Waldomiro Sant ́Anna, Vânia Castaldelli, Pama Loiola, Célia Henriques, Pedro Manuel e Nívea Martins.
1980 integração grupo Anacrônicos da Madrugada, com Afrânio Montemurro, Bassano Vaccarini, Mario Bueno, Raul Porto, Pedro Manuel, Thomaz Perina, Ermelindo Nardin, Francisco Amêndola, Eduardo Lima, Fúlvia Gonçalves, Ricardo Amadeu e Van Acker
1980 – 1998 Frequenta o ateliê do artista Pedro Manuel-Gismondi, participando do curso de amadurecimento artístico, Ribeirão Preto (SP)
1980 Participa de curso de pintura da Escola de Belas Artes “Cândido Portinari”, Ribeirão Preto (SP)
1976 Frequenta o ateliê do pintor Branchini, Ribeirão Preto (SP)
2019 “Sem pressa”, MUnA – Museu Universitário de Arte, Uberlândia (MG)
2019 “Aportar / fragmentosfragmentos / Natureza-morta”, CAC W, Ribeirão Preto
2018 Panorama urbano, MAC, Jataí (GO)
2018 “Campos geométricos / Vestígios / Transcurso / Impermanência”, CAC W, Ribeirão Preto
2017 “O Baile”, CAC W, Ribeirão Preto
2016 Fragmentos, MARCO, Campo Grande (MS)
2016 Natureza-morta, Gris Ateliê, Araraquara (SP)
2015 Fragmentos, Gris Ateliê, Araraquara (SP)
2014 Geometria na paisagem, W espaço de arte, Ribeirão Preto (SP)
2014 Fragmentos, MAC, Jataí (GO)
2013 Só o que não é do tempo permanece no tempo, MUnA, Uberlândia (MG)
2013 Natureza-morta, W espaço de arte, Ribeirão Preto (SP)
2011 Só o que não é do tempo permanece no tempo, W espaço de arte, Ribeirão Preto (SP)
2011 Fragmentos / Memória / Processo, Projeto Parede do MARP, Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Ribeirão Preto (SP)
2010 “Janelas abertas”, Casa de Família Móveis, Ribeirão Preto (SP)
2008 “Percurso”, inauguração do W espaço de arte, Ribeirão Preto (SP)
2007 “Caminho de Santiago”, 10ª Semana de Fotografia de Ribeirão Preto, MARP - Unidade Centro de Convenções, Ribeirão Preto (SP)
2002 “Auto-retrato”, MARP, Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi Ribeirão Preto (SP)
1997 “Weimar”, Sala José Antonio Teodoro, Secretaria da Cultura de Londrina (PR)
1995 “Weimar – Peintures du Brésil”, Galerie Herouet, Paris, França
1993 “Weimar – Paysages Brésiliens”, Conservatoire National de Région de Ville de Reuil- Malmaison, Paris, França
1993 “Weimar – Paysages”, Conservatoire Paul Dukas, Paris, França
1991 Weimar – Peintures, Espaço Cultural da Embaixada do Brasil, Paris, França
1992 Lazúli Joalheiros Art Group, Ribeirão Preto (SP)
1988 Itaúgaleria, Ribeirão Preto (SP)
1987 Galeria Jardim Contemporâneo, Ribeirão Preto (SP)
1984 na Sala do Artista da Quinzena, na Delegacia Regional de Cultura, Ribeirão Preto (SP)
1983 Galeria Jardim Contemporâneo, Ribeirão Preto (SP)
1982 Galeria Prof. Alberto França no Instituto Moura Lacerda, Ribeirão Preto (SP)
2019 5º SAP – Salão de Aquarelas, Pinacoteca Miguel Dutra, Piracicaba (SP)
2019 “Ler, escrever e contar” com Élcio Miazaki, Mariana Whately e Yolanda Cipriano, Casa da Cultura Dide Brandão, Itajaí (SC)
2019 “Peles” com Élcio Miazaki e Mariana Whately, Galeria Cañizares, Salvador (BA)
2019 “Por isso essa voz tamanha”, CAC W, Ribeirão Preto (SP)
2019 “Campos de visão” com Heloisa Junqueira, Sala da Praça, Ribeirão Preto (SP)
2017 XI Salão Nacional Victor Meirelles, Ateliê NaCasa, Florianópolis (SC)
2017 “Algumas coisas que amanhã talvez hajam desaparecido”, Ateliê Imprevisto, Sorocaba (SP)
2017 Programa Exposições, MARP, Ribeirão Preto (SP)
2017 “(A)nota(çõe)s” com grupo Ateliê da Praça, Sala da Praça, Ribeirão Preto (SP)
2016 “Liberdade, um mundo sem fronteiras”, Galeria Municipal de Torres Vedras, Portugual
2016 41º SARP, MARP, Ribeirão Preto (SP)
2016 Programa Exposições, MARP, Ribeirão Preto (SP)
2016 Projeto Medicina e Arte com Cleido Vasconcelos, Helio Martins e Fernando Carvalhal, ECEU, Faculdade de Medicina USP, Ribeirão Preto (SP)
2016 Arte contemporânea na Casa da Memória Italiana, Ribeirão Preto (SP)
2016 Bienal de Arte Contemporânea, SESC Distrito Federal
2016 Programa Exposições, MARP, Ribeirão Preto (SP)
2015 Programa Exposições, MARP, Ribeirão Preto (SP)
2014 É sempre bom estar bem acompanhado – 2ª edição com grupo Latitude 22 e artistas convidados, W espaço de arte, Ribeirão Preto (SP)
2013 É sempre bom estar bem acompanhado – 1ª edição com grupo Latitude 22 e artistas convidados, W espaço de arte, Ribeirão Preto (SP)
2013 12º Salão Nacional de Arte de Jataí, MAC, Jataí (GO)
2012 “Poipoidrome” com grupo Latitude 22, SESC Ribeirão Preto (SP)
2012 Programa Exposições, MARP, Ribeirão Preto (SP)
2012 37º SARP, MARP, Ribeirão Preto (SP)
2012 II Semana de arte com grupo Latitude 22, Faculdade de Direito da USP, Ribeirão Preto (SP)
2011 “Até meio Kg” com grupo Aluga-se, Galeria Archidy Picado, João Pessoa (PB)
2011 “Latitude 22”, paralela do SARP, parceria do MARP com Ateliê Lolô Junqueira, Ribeirão Preto (SP)
2011 “Frestas” com grupo Latitude 22, Ribeirão Preto (SP)
2011 “Trama” com Adda Prieto, William Ferreira, Jael Guimarães e Yolanda Cipriano, W espaço de arte, Ribeirão Preto (SP)
2011 Objetos para Arte, MARP- Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Ribeirão Preto (SP)
2010 com a artista Eloiza Caldana, Florense Móveis Planejados, Ribeirão Preto (SP)
2010 Elos Viáveis com grupo de artistas de Ribeirão Preto, W espaço de arte, Ribeirão Preto (SP)
2010 Mostra “Arte e Decoração Sustentável” com Sarita Dávila, W espaço de arte, Ribeirão Preto (SP)
2009 Mostra Panorama, Adearte Galeria, Design Brasil e Espaço de Arte UNIP, Ribeirão Preto (SP)
2009 Sinergia, com Nívea Martins e Iolanda Marchesi, W espaço de arte, Ribeirão Preto (SP)
2009 79>09 – 30 anos de artes visuais em Campinas e Ribeirão Preto MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Ribeirão Preto (SP)
2008 Entropia, com Iolanda Marchesi e Nívea Martins, Adearte Galeria, Ribeirão Preto (SP)
2007 ateliê acasaonírica, Seleção Programa Exposições 2007 MARP- Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Casa da Cultura, Ribeirão Preto (SP)
2007 com o grupo ateliê acasaonírica, sede do ateliê acasaonírica, Ribeirão Preto (SP)
2001 Bienal de Jaboticabal
2001 Mostra Coletiva os Artistas de Ribeirão Preto, MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (SP)
2001 com o grupo da Associação dos Artistas Plásticos de Ribeirão Preto (SP)
2000 Galeria Moldurarte, Ribeirão Preto (SP)
2000 ateliê da artista Mena Pressoto, Ribeirão Preto (SP)
1999 I Salão Primavera Virtual
1999 com o grupo da Associação dos Artistas Plásticos de Ribeirão Preto (SP)
1998 Sociedade Hípica, Ribeirão Preto (SP)
1998 Galeria Moldurarte, Ribeirão Preto (SP)
1998 com Pedro Manuel e Nívea Martins, Museu do Café, Ribeirão Preto (SP)
1997 Espaço Cultural Eduardo Figueiredo, Sociedade Hípica, Ribeirão Preto (SP)
1997 “Soirée Brésilienne”, Auditorium Tony Aubin, Conservatoire Paul Dukas, França
1997 Galeria Eduardo Figueiredo, Ribeirão Preto (SP)
1997 Atelier Pedro Manuel, Casa da Cultura, Ribeirão Preto (SP)
1997 I SAB – Salão de Arte de Bebedouro, realização Departamento Municipal de Cultura, Bebedouro (SP)
1996 MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto
1996 com o grupo da Associação dos Artistas de Ribeirão, Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto (SP)
1996 com Nilton Campos, Gabriel Figueiredo e Nívea Martins, Galeria Jardim Contemporâneo, Ribeirão Preto (SP)
1995 Mulheres, MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto (SP)
1995 Artistas de Ribeirão Preto, MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto (SP)
1995 Galeria Saint Germain, Ribeirão Preto (SP)
1995 com o Atelier Pedro Manuel, Casa da Cultura, Ribeirão Preto (SP)
1994 com Nívea Martins na Galeria Jardim Contemporâneo, Ribeirão Preto (SP)
1993 Artistas de Ribeirão Preto, Novo Espaço na Galeria Jardim Contemporâneo, Ribeirão Preto (SP)
1993 Le Donne, Blue Life Galeria de Arte, São Paulo (SP)
1993 MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto (SP)
1992 “Sinhá Decorações – Pamplona Projetos”, Sertãozinho (SP)
1992 Lazúli Joalheiros Art Group, Ribeirão Preto (SP)
1992 Maison Communale Gérard Philipe, La Garde, França
1992 “Brésil Aujourd´hui”, Galerie Debret, Paris, França
1991 com Pedro Manuel, Odila Mestriner, Francisco Amêndola, Vânia Castaldelli, Eny Aliperty, Judith Zuccolloto, Marcelo Guarnieri, Nívea Martins, S. Miranda, Marcos Menezes, Maria Cecília Guarnieri, Waldomiro Sant´Anna, V. Ramazini, Ulieno e Bassano Vaccarini, Artstaff Galeria de Arte, Ribeirão Preto (SP)
1991 com Nívea Martins e Vânia Castaldelli, Galeria Eduardo Figueiredo, Ribeirão Preto (SP)
1991 Arte ao ar livre / 100 outdoors pela cidade, Ribeirão Preto (SP)
1990 XV Exposição de Arte Simonense “Expasi”, Centro Cultural Marcello Grassmann, São Simão (SP)
1990 Galeria Eduardo Figueiredo, Ribeirão Preto (SP)
1990 The International Museum of 20th century Arts, Laguna Beach, Califórnia (EUA)
1990 Casa da Cultura “Manuel Vasconcellos Martins”, Pontal (SP)
1990 Exposição Coletiva dos Artistas Plásticos de Ribeirão Preto, em comemoração aos festejos dos 134º aniversário de Ribeirão Preto, Casa da Cultura, Ribeirão Preto (SP)
1989 Moldurarte, Ribeirão Preto (SP)
1989 com o grupo da Associação de Artistas de Ribeirão Preto, na Galeria Jardim Contemporâneo, Ribeirão Preto (SP)
1988 “Aniversário de Marcelo Grassman”, São Simão (SP)
1988 Delegacia de Cultura de Ribeirão Preto (SP)
1988 com o grupo Albatroz e outros pássaros, Sociedade Hípica, Ribeirão Preto (SP)
1988 com o grupo da Associação de Artistas de Ribeirão Preto, Galeria Jardim Contemporâneo, Ribeirão Preto (SP)
1987 dos Artistas Plásticos de Ribeirão Preto, Espaço para exposições “Suzana E. Schmidt” do Museu Histórico “Plínio Travassos dos Santos”, Campus da USP, Ribeirão Preto (SP)
1987 Três de Ribeirão Preto, Galeria Itaúgaleria, Ourinhos (SP)
1986 Delegacia de Cultura, Ribeirão Preto (SP)
1986 Mostra “Prêmio Paleta Internacional”, Taipei Fine Arts Museum, China
1986 XI Salão de Artes de Ribeirão Preto (SP)
1986 Shopping de Ribeirão Preto, Semana da Mulher, Ribeirão Preto (SP)
1986 reabertura da Itaúgaleria, Ribeirão Preto (SP)
1986 Arte Galeria, I Expoarte, Ribeirão Preto (SP)
1986 com o grupo Forja da Fantasia, Galeria SENAC, Ribeirão Preto (SP)
1986 com o grupo Albatroz, Galeria Nather, Ribeirão Preto (SP)
1986 com o grupo da Associação dos Artistas de Ribeirão Preto, Galeria Jardim Contemporâneo, Ribeirão Preto (SP)
1986 Galeria SESC Paulista, “Artistas de Ribeirão Preto”, São Paulo (SP)
1986 com o grupo Forja da Fantasia, Itaúgaleria, Uberaba (MG)
1986 com o grupo Forja da Fantasia no Itaúgaleria, Ribeirão Preto (SP)
1985 XII Salão de Arte Contemporânea de Campinas, MACC - Campinas (SP)
1985 Museu de Artes Plásticas “Quirino da Silva” de Mococa (SP)
1985 VI Salão de Artes Plásticas da Noroeste - FUNARPE, Penápolis (SP)
1985 X Salão de Artes de Ribeirão Preto (SP)
1985 Jovens Artistas de Ribeirão Preto (SP)
1985 com o grupo Forja da Fantasia, Orlândia (SP) e Cravinhos (SP)
1985 com o grupo Forja da Fantasia, Galeria Itaú, Ribeirão Preto (SP)
1985 com o grupo Forja da Fantasia, SENAC, Ribeirão Preto (SP)
1985 ART Galeria, Ribeirão Preto (SP)
1984 I Expoarte, Ribeirão Shopping, Ribeirão Preto (SP)
1984 I Salão de Artes de Cravinhos, Casa da Cultura, Cravinhos (SP)
1984 ArtStaff Galeria e Molduras, Ribeirão Preto (SP)
1984 Arte para os Universitários, Anfiteatro Barão de Mauá, Ribeirão Preto (SP)
1984 VIII Salão Oficial de Belas Artes de Matão (SP)
1984 IX Salão de Artes de Ribeirão Preto (SP)
1984 IV Mostra Regional de Artes Plásticas de Dumont (SP)
1984 II Salão Paulista de Arte Contemporânea, Museu da Imagem e do Som e Paço das Artes, São Paulo (SP)
1984 com Bassano Vaccarini, Amêndola, Karime Garcia, Maurilima, Odila Mestriner, Pedro Manuel, Waldomiro Sant´Anna, Paço de Artes, São Paulo (SP)
1984 com Karime Garcia, Maria Cecília, Nívea Martins, Vânia Castaldeli, Eny Aliperti, Galeria de Arte SENAC, Ribeirão Preto (SP)
1984 Campus da USP, Ribeirão Preto (SP)
1983 VIII Exposição de Arte Simonense, Casa da Cultura Marcelo Grassmann, São Simão (SP)
1983 VII Salão de Artes Plásticas de Franca (SP)
1983 I Salão Nacional de Arte Contemporânea Embraer, São José dos Campos (SP)
1983 VII Salão Oficial de Belas Artes de Matão (SP)
1983 VIII Salão de Artes de Ribeirão Preto (SP)
1983 IV Semana Cultural Marcello Grassmann, São Simão (SP)
1983 com o grupo Anacrônicos da Madrugada, Catanduva (SP)
1983 Semana de Portinari, Brodósqui (SP)
1983 III Mostra Regional de Artes Plásticas, Casa da Cultura, Ribeirão Preto (SP)
1983 com o grupo da Associação dos Artistas de Ribeirão Preto, Galeria Jardim Contemporâneo, Ribeirão Preto (SP)
1983 “Mulher e Arte” com Antonieta Gallo Cunha, Célia Henriques, Darcy Emília Prieto Haddad, Eny Aliperti Ferreira, Maria Cristina Gual, Maria Cecília Camargo Guarnieri, Norma Luzano Campaz, Vânia Castaldelli, Weimar Marchesi de Amorim e Odilla Mestriner, na Galeria do Banespa do Campus da USP, Ribeirão Preto (SP)
1982 Galeria Senac Novos Artistas, Mostra Preliminar, Ribeirão Preto (SP)
1982 VI Salão de Artes Plásticas de Franca (SP)
1982 1ª Mostra de Pintura da Galeria Prost, colaboração: Luis Furlan, Ribeirão Preto (SP)
1982 II Salão de Artes Visuais de Rio Claro, Centro Cultural de Rio Claro (SP)
1982 com Célia Henriques, Eny Aliperti, Nívea Martins, Pama Loiola e Therezinha Bonfá (Thera), Galeria Jardim Contemporâneo, Ribeirão Preto (SP)
1982 com o grupo Anacrônicos da Madrugada, Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF)
1981 Galeria Jardim Contemporâneo, Ribeirão Preto (SP)
1981 com o grupo Anacrônicos da Madrugada, Matão, Cravinhos, Ribeirão Preto, Campinas e São Carlos (SP)
1980 com o grupo Anacrônicos da Madrugada, Altinópolis (SP)
2001 Prêmio exposição individual para 2002, MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (SP)
1999 Prêmio Exposição Virtual, I Salão Primavera Virtual PESQUISAR MELHOR
1997 Medalha de Ouro, I Salão de Artes de Bebedouro (SP)
1990 Medalha de Ouro em Gravura, Salão de São Simão (CSP)
1986 Taipé (Taiwan) - Prêmio Internacional de Artes Plásticas Brasil - Extremo Oriente, no Taipei Fine ArtsMuseum.
1986 Prêmio Paleta Internacional, Exposição Taipei Fine Arts Museum, Taiwan, China
1986 Prêmio Aquisição, XI SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto (SP)
1985 Prêmio Aquisição, VI Salão de Artes Plásticas da Noroeste, Penápolis (SP)
1983 Medalha de Ouro, VIII Salão de Artes de São Simão (SP)Aquisição, IX SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto (SP)
Acervo MARCO – Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (MS). Doação feita em 2016
Acervo MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, em Ribeirão Preto (SP). Doação feita em 2014
1991 É citada na revista francesa “Pariscope”
1989 É incluída no volume 3 do livro “Artes Plásticas Brasil 89” de Júlio Louzada
1989 Tem obra publicada na revista “Brasilian Art”, Editora Nair Barbosa Lima
2014 programa de Residência Artística na Casa do Sol (Instituto Hilda Hilst, Campinas)
2009 Participa como palestrante convidada de debate sobre o tema “Arte-educação: arte como veículo de inclusão social”, I Semana de Artes no Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto (SP)
2007 Presidente do 32º SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto (SP) 2001 Conselheira do 26º SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto (SP)
1996 Comissão Organizadora do XXI SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto (SP)
1992 Vice-presidente do XVII SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto (SP)
1990 Comissão Organizadora do XV SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto (SP)
1986 Profere duas palestras sobre pintura contemporânea, Escola de Belas Artes Cândido Portinari, Ribeirão Preto (SP)
Texto retirado do site da Artista: weimar.art.br/curriculo
Foto: https://www.tribunaribeirao.com.br/site/reliquia/
Wesley Duke Lee (São Paulo, São Paulo, 1931 - Idem, 2010). Desenhista, gravador, artista gráfico, professor. Faz curso de desenho livre no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), em 1951. Um ano depois, viaja para os Estados Unidos e estuda na Parson's School of Design e no American Institute of Graphic Arts, em Nova York, até 1955. Nessa época, acompanha as primeiras manifestações da arte pop e vê trabalhos de Robert Rauschenberg (1925-2008), Jasper Johns (1930) e Cy Twombly (1928-2011).
No Brasil, em 1957, deixa a publicidade e torna-se aluno do pintor Karl Plattner (1919-1989), com quem trabalha em São Paulo e, posteriormente, na Itália e na Áustria, até 1960. Nessa época, vive também em Paris, freqüenta a Académie de la Grande Chaumière e o ateliê de Johnny Friedlaender (1912-1992). Retorna ao Brasil em 1960. Em 1963, inicia trabalho com os jovens artistas Carlos Fajardo (1941), Frederico Nasser (1945), José Resende (1945), Luiz Paulo Baravelli (1942), entre outros. Nesse ano, realiza, no João Sebastião Bar, em São Paulo, O Grande Espetáculo das Artes, um dos primeiros happenings do Brasil. Procura organizar um movimento artístico, o realismo mágico, com Maria Cecília (1928), Bernardo Cid (1925-1982), Otto Stupakoff (1935-2009) e Pedro Manuel-Gismondi (1925-1999), e outros. Em 1966, com Nelson Leirner (1932), Geraldo de Barros (1923-1998), José Resende (1945), Carlos Fajardo e Frederico Nasser, funda, como reação ao mercado de arte, o Grupo Rex, que existe até 1967.
WESLEY Duke Lee. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3154/wesley-duke-lee>. Acesso em: 29 de Jan. 2021. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7
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